sábado, 21 de julho de 2012


CNTA, FENACAM e diversas entidades do setor repudiam paralisação dos caminhoneiros autônomos



Muitas mudanças recentes estão mexendo não só com o caminhoneiro, mas com todo setor, com a chegada da regulamentação do transporte rodoviário de cargas, tal como: Registro da ANTT, vale-pedágio, fim da carta frete, multa por excesso de peso ao embarcador, pagamento de estadias e o tempo de direção. Sem falar no conhecimento de transporte eletrônico que está por vir. Estas mudanças vêm para beneficiar principalmente a categoria dos autônomos, que tanto lutou para isso.

É correto afirmar que estas conquistas de reivindicações históricas da categoria ainda precisam de ajustes, até porque, muitas delas são recentes e promovem uma mudança radical em todo o setor do transporte rodoviário de cargas do Brasil.

As entidades sindicais realmente comprometidas com os interesses legítimos da categoria estão atentas a estas mudanças e aos ajustes que ainda são necessários, e estão trabalhando e cobrando sistematicamente do governo, com propostas sérias, as correções que visam melhorar de fato a vida do caminhoneiro.

O GOLPE DO DIA 25/07/2012

Esta pauta do dia 25 de julho de 2012 está sendo promovida pelo mesmo falso líder que abandonou seus companheiros na mesa de negociação na greve de 1999, indo negociar sozinho com o Governo em Brasília. O resultado você conhece…

Agora, se aproveitando da crise internacional e da quebra da safra, que fragiliza os autônomos, ele quer, na verdade, usar a força dos caminhoneiros para atender aos interesses das empresas e de outros negócios particulares, que sempre se aproveitaram e viveram à custa da categoria, mas que hoje sofrem prejuízos por causa das nossas conquistas e as querem derrubar.

Em algum momento você foi consultado para elaboração dessa pauta? Ou ela foi feita por um único ser?

Portanto, amigo caminhoneiro, saiba que quem defender esse movimento do dia 25/07/2012 estará na verdade a serviço das empresas, pois se trata na verdade de uma “Greve Patronal”. Querem acabar com o Registro da ANTT para que todos tenham que se recadastrar e pagar novamente por isto. Em troca disso, servindo como instrumento das empresas, estes pretensos representantes promovem o retorno da famigerada carta frete, o fim da cobrança de estadias, do vale pedágio e do tempo de direção, tudo para beneficiar as empresas em prejuízo dos autônomos.

A PAUTA LEGÍTIMA DOS CAMINHONEIROS

Amigos caminhoneiros, temos que trabalhar é pela extinção definitiva da carta frete que nos explora; pela ampliação do vale-pedágio a custo zero; pela aplicação do direito as estadias; pela redução de impostos para que possamos competir de forma justa com as empresas; pela cota mínima garantida aos autônomos de 50% do volume de cargas a ser transportado; pela aposentadoria aos 25 anos de trabalho; pela fiscalização do Ministério Público do Trabalho nos pontos de carga e descarga, para assegurar condições adequadas aos caminhoneiros; por um projeto de segurança nas estradas; pela criação a cada 200 km de áreas de descanso com estrutura de higiene, alimentação e segurança dignas.

Esta é a pauta de reivindicação legítima da categoria que realmente trará uma melhora na condição de trabalho e de vida do caminhoneiro e é por ela que as entidades sérias vêm trabalhando.

MENSAGEM FINAL

Greve é coisa séria e deve ser utilizada como último recurso em eventual rompimento das negociações de uma pauta de reivindicações construídas coletivamente. Vamos nos manter mobilizados em torno das entidades que representam a categoria e que defendem os nossos reais interesses.
CNTA – Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos – (41) 3347-1422 – cnta@cntabr.org.br;
FENACAM – Federação dos Caminhoneiros Autônomos – (41) 3347-9186 – fenacam@fenacam.org.br
FETRABENS – Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo – (11) 2954-4622 – fetrabens@uol.com.br
FECONE – Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Nordeste – (83) 3576-6891 – fecone_@hotmail.com
CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – (11) 3822-1196 – cgtb@cgtb.org.br
SINDICATOS:
PARANÁ: SINDICAM-PR, SINDICAM-CASCAVEL, SINDICAM-LONDRINA, SINDICAM-MARINGÁ, SINDICAM-PARANAGUÁ, SINDICAM-PATO BRANCO.
MINAS GERAIS: SINDICAM-MG, SINDICAM-BETIM, SINDICAM-ITAUNA, SINDICAM-LAJINHA, SINDICAM-MONTE CARMELO, SINDICAM-TEÓFILO OTONI
SÃO PAULO: SINDICAM-SP
GOIÁS: SINDICAM-GO
MATO GROSSO DO SUL: SINDICAM-MS, SINDICAM-DOURADOS, SINDICAM-SONORA
MATO GROSSO: SINDICAM-MT, SINDICAM-CANARÃNA, SINDICAM-SORRISO, SINDICAM-TANGARÁ DA SERRA
ESPIRITO SANTO: SINDICAM-ES
PERNAMBUCO: SINDICAM-PERNAMBUCO, SINDICAM-RECIFE, SINTRACAPE (Porto de Suape), SINDICAM-CARUARU
PARAÍBA: SINDICAM-PB, SINDICAM-CAMPINA GRANDE
MATO GROSSO DO SUL: SINDICAM-MS
MATO GROSSO: SINDICAM-MT, SINDICAM-CANARÃNA, SINDICAM-SORRISO, SINDICAM-TANGARÁ DA SERRA
ESPIRITO SANTO: SINDICAM-ES
BAHIA: SINDICAM-SALVADOR
CEARÁ: SINDICAM-CE
ALAGOAS: SINDICAM-AL
MARANHÃO: SINDICAM-MA
PARÁ: SINDICAM-PA
SERGIPE: SINDICAM-SE
RIO GRANDE DO NORTE: SINDICAM-RN
RIO GRANDE DO SUL: SINDITAC-IJUÍ

Fonte: site da CNTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o espaço reservado para o seu comentário. Agradecemos imensamente a sua visita!